top of page

Estudo revela que ar nas redes de tubulação é insignificante para medição do consumo de água

Marcelo Fonseca

Um estudo realizado pela Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) revelou que a presença de ar nas redes de abastecimento de água resulta em variações insignificantes nas medições feitas pelos hidrômetros, dispositivos que medem o consumo de água.


Em alguns casos, como nas manutenções no sistema de abastecimento, pode entrar ar nas redes de água, cuja maior parte é eliminada por válvulas ventosas instaladas nos tubos de grande porte.

De acordo com Eliézer Taets, da Divisão de Serviços Comerciais da Cesan, a entrada de ar nas redes de distribuição é um evento raro e ocorre apenas ocasionalmente. “Em situações excepcionais, pode haver ar nas tubulações devido a interrupções no abastecimento, como durante a manutenção dos sistemas,” explicou.


Em 2013, a Cesan realizou um estudo que concluiu que, mesmo com a presença de ar nas tubulações causadas por paradas no abastecimento, não há impacto significativo na medição do consumo dos clientes. Esse estudo foi feito a pedido de um cliente, e técnicos da Cesan monitoraram o consumo do morador por três meses. Foram utilizados três tipos diferentes de medidores para comparar os dados com os do hidrômetro da residência, incluindo técnicas ultrassônicas, eletromagnéticas e volumétricas.


Os técnicos descobriram que, mesmo com a possível presença de ar nas redes, a medição do consumo pelo hidrômetro residencial foi inferior às dos outros medidores usados para comparação. Eliézer Taets ressaltou a confiabilidade do estudo, afirmando que os medidores eletrônicos instalados não sofrem influência do ar ocasionalmente presente na tubulação.


Atendimento a demandas na Cesan

Se um cliente tiver dúvidas sobre variações em sua conta de água, deve ir ao escritório de atendimento mais próximo e formalizar um pedido de verificação de consumo com a matrícula do imóvel em mãos.


Recomenda-se que o cliente compare seu consumo em períodos semelhantes, como fevereiro de um ano com fevereiro de anos anteriores, pois podem haver variações no uso de água entre diferentes meses.


Riscos dos bloqueadores de ar

A Cesan alerta sobre os riscos de instalar bloqueadores de ar, que podem comprometer o abastecimento devido à possibilidade de a pressão da rede não ser suficiente para abrir a válvula do bloqueador. A Companhia também destaca que esses equipamentos não têm eficácia comprovada e não são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).



Apesar da falta de comprovação, a Cesan não pode proibir o uso de bloqueadores de ar, desde que sejam instalados após o padrão do hidrômetro, dentro da área privada do cliente. Se forem colocados antes do hidrômetro ou no cavalete, isso pode configurar fraude no abastecimento de água.


3 visualizações

NOSSA EMPRESA

Somos a empresa líder no mercado de gestão de condomínios. Medição individualizada, inspeções, geração de demonstrativos detalhados, alertas inteligentes para os condôminos e administração condominial, gestão online e muito mais.  Tudo isso na mesma plataforma, proporcionando alto grau de confiabilidade e transparência.

Unidades

Brasília - DF

Goiania - GO

Belo Horizonte - MG

(61) 9 9994-4469

22cinco@22cinco.com.br

© Todos os direitos reservados à 22Cinco.  

bottom of page